Sunday, February 27, 2011

Chegaram, chegaram... as andorinhas

Há dois tempos. Há o tempo da cor, da luz, do sorriso... Há o tempo das nuvens, da chuva e das lágrimas... Esses dois tempos vivem junto de nós. A um chamamos primavera, verão, alegria... Do outro dizemos que mora no escuro do outono, no frio do inverno, nos nossos dias tristes. As andorinhas vêm acabar com o tempo escuro, triste e frio e trazem a esperança da cor, da luz e do sorriso.
Tu vieste hoje trazer a boa nova da chegada das andorinhas
Talvez não saibas que, quando eu era muito, muito menina, Elas, as tuas duas avós me cantavam assim: "Chegaram, chegaram. Já cá estão as andorinhas, o tempo da primavera, o tempo das florinhas..." Uma delas, a mais alegre e misteriosa, que eu agora comparo com a Quina da SIBILA, corria a procurar a agenda e marcava o dia da chegada. Ainda me lembro de duas datas: 23 de fevereiro (ai que falta nos faziam já),13 de janeiro(que bom já cá estão!). Aquelas duas mulheres viviam num tempo comandado pela nesga de uma janela da casa onde nasceste.
Talvez não saibas também que o conselho directivo de uma certa escola secundária aprovou uma moção a favor da permanência dos ninhos das andorinhas nos beirais e, para que constasse se lavrou em acta... Foi nos anos 70 e, contraditoriamente, essa escola tinha por vizinhos Pedro e Inês na Quinta das Lágrimas...

No comments: